Sobre

O Smart Metropolis Fiware iHub é um iHub oficial registrado na Fiware Foundation, criado em junho de 2024. Este é um resultado de uma longa parceria do Laboratório Smart Metropolis do Instituto Metropole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a Fiware Foundation. Tal laboratório iniciou os estudos e desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) ainda no ano de 2015. Desde então desenvolvemos várias aplicações reais powered by Fiware e contribuímos com evoluções da própria plataforma, como na adaptação da plataforma para operar com linked data (NGSI-LD) e também o desenvolvimento de GEs de blockchain, como o Canis Major.

Objetivo

O objetivo do Smart Metropolis Fiware iHub é apoiar a disseminação da plataforma FIWARE e de tecnologias open-source relacionadas às cidades inteligentes no Brasil. Desse modo, visamos oferecer formação de mão de obra, consultoria, eventos e desenvolvimento de tecnologias powered by Fiware para cidades inteligentes e sustentabilidade. Focados nesse objetivo, estamos bem articulados com o consórcio de prefeituras CIGA, prefeituras brasileiras, empresas de tecnologia (start ups, pequeno, médio e grande porte, brasileiras e estrangeiras).