Lançamento Smart Metropolis FIWARE iHub em Cidades Inteligentes

Publicado em 10 de julho de 2024

O Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou o iHub, um programa inovador para desenvolver soluções inteligentes direcionadas aos municípios potiguares. O iHub, fruto de uma parceria com a Fundação Fiware, opera dentro do IMD e tem como objetivo oferecer serviços especializados para prefeituras e empresas na área de Cidades Inteligentes. Além disso, o iHub foca em análise de dados e suporte à tomada de decisões para políticas públicas. A UFRN se torna, assim, a primeira universidade no Brasil a contar com um iHub Fiware.As Cidades Inteligentes utilizam tecnologias avançadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, aumentar a eficiência dos serviços urbanos e promover o desenvolvimento sustentável. As soluções oferecidas pelo iHub abrangem desde a gestão de tráfego e transporte público até o monitoramento da segurança pública, educação e saúde, possibilitando decisões informadas a partir de dados em tempo real. Segundo o professor Frederico Lopes, do IMD, “essa iniciativa representa um avanço significativo na implementação de ferramentas inovadoras nos municípios”.

UFRN associa-se a FIWARE Foundation e cria iHUB em Cidades Inteligentes no IMD

“Essa é uma grande oportunidade para desenvolvermos tecnologias que possam ser aplicadas na vida real. Muitas cidades possuem tecnologias, mas não são Cidades Inteligentes porque falta integração. Hoje, os municípios operam com silos de informação, onde dados da saúde não se conectam com a educação, por exemplo. Com o iHub, será possível estabelecer essas conexões, como relacionar falta de alunos com surtos de doenças”, explica o professor.A Fundação Fiware é uma organização internacional que promove o desenvolvimento de tecnologias open-source focadas em Cidades Inteligentes. A plataforma Fiware facilita a interoperabilidade entre diferentes sistemas e aplicativos, tornando a implementação de tecnologias como análise de big data e inteligência artificial mais acessível e eficiente. “Já oferecemos cursos sobre a plataforma Fiware na graduação e nos nossos mestrados em Tecnologia da Informação. Além disso, ofereceremos capacitações para prefeituras e empresas de tecnologia, difundindo o conceito de Cidades Inteligentes e criando novas oportunidades de mercado”, afirma Frederico Lopes.O iHub também está integrado ao Smart Metropolis, um laboratório do IMD especializado em Cidades Inteligentes. Com o apoio do Parque Tecnológico Metrópole Digital, o iHub está localizado na sala B424 do IMD e serve como um ponto de conexão entre professores, alunos de graduação e pós-graduação da UFRN, proporcionando um ambiente colaborativo para inovação tecnológica.

por Redação Tribuna do Norte. Link original.

Projetos relacionados